sexta-feira, 26 de julho de 2019

BIOGRAFIA DE JEAN PAUL SARTRE


Jean-Paul Sartre, (1905-1980) foi filósofo e escritor francês, um dos maiores representantes do pensamento existencialista na França. "O Ser e o Nada" foi o seu principal trabalho filosófico onde formulou seus pressupostos existencialistas.
Jean-Paul Sartre (1905-1980) nasceu em Paris, França, no dia 21 de junho de 1905. Filho de Jean Baptiste Marie Eymard Sartre, oficial da Marinha Francesa e de Anne-Marie Sartre, ficou órfão de pai com dois anos de idade. Em 1907, muda-se com sua mãe para Meudon, para a casa de seus avós maternos. Em 1911, muda-se com a família para Paris e ingressa no Liceu Henri IV.
Em 1916, com o casamento de sua mãe, considerado por Sartre como traição, foi obrigado a mudar-se para La Rochelle, onde estudou no Liceu La Rochelle. Em 1920 regressa a Paris. Em 1924 ingressa na Escola Normal Superior de Paris. Onde conhece sua futura companheira a escritora Simone de Beauvoir. Em 1929, conclui a graduação.
Em 1931, Sartre é nomeado professor de filosofia em Havre. Nessa época, escreveu o romance, "A Lenda da Verdade", que não foi aceito pelos editores. Em 1933, interrompe sua carreira após receber uma bolsa de estudos que lhe permitiu estudar na Alemanha no Instituto Francês de Berlim, quando entrou em contato com a filosofia de Husserl e de Heidegger.
Em 1938, Sartre publicou “A Náusea”, romance que pretendia divulgar os princípios do existencialismo e que lhe proporcionou certa notoriedade, ao mesmo tempo em que se afirmava como um símbolo do movimento filosófico. Escrita em forma de diário, a obra descreve a repulsa sentida pelo protagonista ao tomar consciência do próprio corpo. Em 1940, é convocado pelo Exército francês para servir na Segunda Guerra Mundial. Feito prisioneiro dos alemães, é solto em 1941 quando retorna para a França.
O Existencialismo de Sartre
Jean-Paul Sartre foi o expoente máximo do "existencialismo" – corrente filosófica que prega a liberdade individual do ser humano. O existencialismo nasceu com o filósofo dinamarquês Soren Kieekegaard (1831-1855) que combatia a filosofia especulativa.
Em 1943, Sartre publicou “O Ser e o Nada” (1943), seu trabalho filosófico mais conhecido, onde formulou seus pressupostos filosóficos que determinou o pensamento e a posição essencial da geração de intelectuais do pós-guerra. Sartre vinculou a filosofia existencial ao marxismo e à psicanálise.
Para Sartre, “estamos condenados a ser livres” - essa é a sua sentença para a humanidade, uma vez que a “existência precede a essência”, ou seja, não nascemos com uma função pré-definida. Para ele, a consciência coloca o homem diante da possibilidade de escolher o que ele será, pois essa é a condição da liberdade humana. Escolhendo a sua ação, o homem escolhe a si mesmo, mas não escolhe a sua existência.
Para Sartre, a má-fé do homem seria mentir para si mesmo, tentando se convencer de que não é livre. O problema surge quando seus projetos pessoais entram em conflito com o projeto de vida dos outros. Eles, os outros tiram parte da sua autonomia, por isso, as escolhas devem ser pensadas, uma vez que vão definir a existência de cada um. Ao mesmo tempo, é pelo olhar do 

terça-feira, 23 de julho de 2019

AS SOCIEDADES OCIDENTAIS EM TRANSFORMAÇÃO


AS SOCIEDADES OCIDENTAIS EM TRANSFORMAÇÃO           RETÉM AS IDEIAS ESSENCIAIS
*No período do pós 2ª Guerra Mundial verificou-se um alargamento do sector terciário e, como consequência, o crescimento das classes médias.
*A melhoria da qualidade de vida e a construção de uma sociedade de bem-estar são reflexo do desenvolvimento económico e das políticas de estado-providência das décadas de 1950-60.
*A sociedade de abundância, apoiada nas técnicas de marketing, gerou um cíclo vicioso de consumismo (consumo excesso) pondo em causa o equilíbrio ambiental.
*Na década de 1960 desenvolveram-se vários movimentos de juventude, que contestavam os valores burgueses e a sociedade de consumo. As minorias também desenvolveram movimentos de luta pela igualdade de direitos.
O Papel do Estado na Sociedade do bem estar






















                                                       l
1.      Como se explica o crescimento do sector terciário?
2.      Em que valores assenta a sociedade do bem-estar?
3.      Que valores eram defendidos pelos movimentos de juventude nos anos 60?
4.      Quais eram os principais problemas das minorias nos anos 60?
                                              ll
1. Cita o sector da economia que teve maior desenvolvimento na segunda metade do século XX.
2. Enuncia as principais actividades que se inserem neste sector.
3. Relaciona o aumento do sector terciário com o crescimento das classes médias.
4. explica em que consiste o Estado-Providência.
5. Explica a afirmação: «a económia de consumo é um ciclo vicioso».
6. Explica em que consistiram os problemas da juventude nos anos 60 (na década de 1960).
7. Refere em que se distinguiu Martin Luther King.
3.1. CENÁRIO DE FUTURO DO CAPO DEMOGRÁFICO
3.1.1. CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO À DIFERENTES ESCALAS: NORTE/SUL; URBANO/RURAL
1. A que se deve o elevado crescimento demográfico nos países do Sul (terceiro mundo?
2. Que estruturas sociais arcaicas predominam no Sul (terceiro mundo)?   
3. Quais são as consequências do elevado crescimento demográfico no Sul e que bloqueiam o desenvolvimento?
4. Quais os factores que justificam o lento crescimento do Norte e quais são as consequência que podem advir deste fenómeno?
              


CONCEITO DE ENCICLOPÉDIA

enciclopédia é um conjunto de livros que concentra o saber de maneira organizada, geralmente em ordem alfabética. O formato  tradicional da enciclopédia é um livro, mas existem outras formas como fascículos, CDs ou versão online.
Quanto a sua origem etimológica, a palavra enciclopédia vem de uma expressão grega “enkyklios paideia”, traduzida como educaçãocircular. Neste sentido, deve-se levar em conta que na Grécia Antiga já existia colecionadores de livros destinados à educação dos estudantes.

CONCEITO DE APTIDÃO


APTIDÃO é conhecida como a capacidade e boa disposição que uma pessoa apresenta para desempenhar ou exercer determinada área, emprego ou função, embora não só possamos reduzir a uma atividade trabalhista, mas também a realização e prática de alguma atividade esportiva como o futebol, o tênis, vôlei, entre outros, na maioria das vezes, exigem ou necessitam, além da vontade e da boa pré-disposição, a capacidade para chegar a um bom desempenho e se a mesma é realizada a nível profissional com exigida competência se obtém uma retribuição que é a principal fonte de renda.