ÓH LÁ LÁ SR MINISTRO DA ECONOMIA... A GRANDE QUESTÃO É SABER SE ESTAMOS EM RECESSÃO ECONÓMICA OU NÃO???!!!
No meu pobre entendimento em matéria de ciência económica, entende-se recessão o declínio da actividade económica acompanhada com queda da produção, da procura e diminuição colossal do poder de compra...
O que se está a passar em Angola é precisamente isso: importamos mercadorias do exterior muito acima das nossas possibilidades cambiais. Se continuarmos com o mesmo modelo e tipo de mentalidade orçamental herdada do passado, vamos para a bancarrota. Se é que o país já não está na bancarrota!!!??? Só quem não tem olhos de ver, é que não vislumbra a gravidade enferma da nossa economia.
Basta visitarmos os nossos mega centros comerciais, onde podemos constatar a reality do problema: subida vertiginosa de preços, assim como a limitação na compra de alguns produtos... Além do mais os angolanos perderam grandemente o poder de compra. Perante os factos não existem dúvidas de que estamos em recessão económica.
Senhor Ministro da Economia, a grande verdade verdadeira é esta: temos um OGE chorudo acima das nossas receitas, nisto temos um défice na nossa balança de pagamentos e para resolvermos o défice orçamental precisamos de produzir mais e mais e ao mesmo tempo elaborarmos um plano de renegociação da nossa dívida com o exterior, começando com o nosso maior credor - a China, seguindo-se-lhe outros credores. Caso contrário, só um milagre pode livrar-nos da bancarrota, no caso se tivermos uma subida colossal do preço do barril de petróleo, acima dos 70 dólares. Situação que no actual contexto se afigura difícil, tendo em conta a entrada do Irão em força no mercado do petróleo, assim como a disputa entre a Rússia e a Arábia Saudita.