sábado, 2 de fevereiro de 2013
A GRANDE DEPRESSÃO ECONÓMICA DOS ANOS 30
Após o fim da Primeira Guerra Mundial as economias europeias começaram a recuperar. Na década de 1920 as fábricas voltaram a produzir e vivia-se um clima de prosperidade económica. Contudo, esta situação durou pouco. Em 1929 iniciou-se uma das mais graves crises do sisema capitalista. O descrédito na economia aumentou e o desemprego e a miséria dispararam.
Esta crise iniciou-se nos Estados Unidos da América, mas, devido à preponderância da economia americana, rapidamente se estendeu a todo Mundo. Este período da crise ficou conhecido como a GRANDE DEPRESSÃO DOS ANOS 30.
Os principais facores que explicam a Grande Depressão Económica de 1929 foram a crise de superprodução, que provocou um desequilíbrio entre a oferta e a procura e a especulação bolsista.
A crise foi despoletada pelo crash da Bolsa de Valores de Wall Street em Nova Iorque, em 24 de Outubro de 1929, que rapidamente se traduziu numa crise financeira.
A crise financeira e crise económica desencadearam um «ciclo vicioso»: falência de empresas, subida vertiginosa do desemprego, queda do poder de compra e consequenemente diminuição do consumo, acumulação de stocks de mercadorias e a baixa acentuada de preços. Esta crise provocou problemas e tensões socias, sobretudo pelo desemprego e pela proletarização das populações.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário