A Linha da Frente foi a primeira forma de Coordenação e Integração Regional formalmente reconhecida dos países da África Austral e visava a Mobilização e Cooperação de esforços para fortalecer os Movimentos de Libertação Nacional que lutavam contra a opressão colonial na regão.
A 15 de Fevereiro de 1965 os presidentes da Tanzânia (Julius Nyerere), e da zâmbia (Kenneth Kaunda), reuniram-se em Lusaka (capital da Zâmbia) para analisar a situação política na Rodésia do sul (contra o plano da minoria branca de proclamar unilateralmente a independência do território).
A reunião de lusaka marcou o nascimento e o inicio da actividade da linha da frente. Só em 1969 foi utilizada pela primeira vez a expressão PLF.
Em Abril de 1977, os presidentes Agostinho Neto, de Angola, Samôra Marchel, de Moçambique, Seretse Khana, do Botswana, Julius Nyerere, da Tanzânia e Kenneth Kaunda, da Zâmbia, reunidos em Lusaka, intensificaram esforços e criaram um novo dinamismo para a Linha da Frente, no sentido de rapidamente conseguir-se resultados na luta que visava o derrube do colonialismo e do apartheid na sub região da África Autral.
Os países da Linha da Frente, uniram esforços no sentido de travar as acções de desestabilização militar, desencadeadas pelo regime do Apartheid da África do Sul contra os países independentes da região.
A Linha da Frente, tinha por objectivo a libertação total dos povos e territórios oprimidos e sob dominação política, económica e social na África Austral.
A independência do Zimbabwe foi sem dúvidas uma victória do movimento da Linha da Frente:
Solidificada a organização, os estados independentes da região sentiram a necessidade de se engajarem no seu desenvolvimento socio-económico, com vista à irradicação da pobreza dos países e povos da região. Foi assim que, resolveram criar à 1 de Abril de 1980 em Lusaka a Conferência para a Cooperação de Desenvolvimento da África Austral (SADCC), cujo objectivo era tornar a região forte economicamente e livre da dependência economica que alguns países tinham da África do Sul.
Na Cimeira de 17 de Agosto de 1992 em Windhoek, os chefes de estado e de governo da região, livre do colonialismo, não obstante a guerra civil, que ainda se fazia sentir em alguns países da região (Angola e Moçambique), a Conferência para a Coordenação e Desenvolvimento da África Austral (SADCC) , deu lugar a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com o objectivo de promover a paz, reduzir a pobreza, melhorar o nivel de vida na região, fomento da cooperação nas estratégias económicas etc...
muito útil
ResponderEliminarGOOD
ResponderEliminarAqui o objectivo foi tão somente retratar o historial da gênese da SADC, que teve como embrião o Movimento da Linha da Frente. Quiz efetivamente e de maneira clara pontualizar as motivações e objetivos que levaram grandes figuras da África Austral à unirem esforços com vista a autodeterminação da região, assim como posteriormente a luta para o alcance da Estabilidade e concomitantemente o Desenvolvimento econômico e social da região da África Austral.
EliminarNão tem nada que fale das principais realizações da SADCC
ResponderEliminarboa tarde professor
ResponderEliminargostaria de saber se os movimentos da linha da frente era uma organização formal ou informal? e porque?
É formal
EliminarMuito útil me ajudou d +
ResponderEliminarMuito bom!
ResponderEliminarEu gostei do conteúdo obrigada
ResponderEliminarEu gostei do conteúdo está ajudar me a resolver o questionario pra prova
ResponderEliminarEssa história
ResponderEliminarNão me entra nada bem...
Acho que de forma bem resumida falou de tudo inclusive da criação da SADC. Claramente ainda há muito por se dizer mas só mesmo com essa informação é o suficiente pra ter uma noção geral.
ResponderEliminarDe Uma Forma Mais Explicita Alguém Aque Pode Me Dizer Concretamente Porfavor. Qual O Papel Dos Países Da Linha Da Frente (LF) Para Libertação Nacional "Angola"
ResponderEliminarGostei
ResponderEliminarGostaria de saber os objectivos dos países da linha da frente
ResponderEliminarArtigo muito util, ajudou-me a exclarecer certas duvidas acerca dos objectivos da criacao da linha da frente.
ResponderEliminarFoi uma bênção ler este artigo
ResponderEliminarE então quer dizer que a fundação do movimento da linha de frente foram feitos por esse países
ResponderEliminarUtil
ResponderEliminarGostei do conteúdo, mas queria mais saber sobre o regime sul africano e os seus aliados que desenvolveram acções de desestabilização contra os países da região.
ResponderEliminarE ideal que a linha da frente foi criado com os interres dos países africanos
ResponderEliminarQual foi a conclusão
ResponderEliminarBem resumido adorei a leitura
ResponderEliminar