segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O PANAFRICANISMO

O Panafricanismo é o pensamento (filosofia) político-ideológico que defendia de uma forma aberta o nacionalismo africano. Surge no início do século XX, no fim de um período extremamente triste de uma época histórica - a da Escravatura Transatlântica e o começo de uma era também triste, o Colonialismo.  

O primeiro encontro histórico dos africanos teve lugar em 1900, marcando o início do fim de um sistema - o Colonial. O encontro foi preparado por William Silvestre, estiveram presentes um reduzido número de intelectuais das Índias ocidentais britânicas e afro-americanos, reclamando um melhor tratamento para a África. Os negros norte americanos, conhecidos por afro-americanos, tomaram a peito à questão... os mais conhecidos foram:
* W. E. Du Bois
* William silvestre
* Marcus Garvey

De 1919 - 1945 os fundadores da ideologia Pan-africanista intensificaram  seus esforços, conseguindo grandes avanços e atingindo experiências e maturidade para a sua causa.

Foram realizados 5 (cinco) Congressos Pan-africanos, o tema central refletia-se precisamente nos problemas dos negros nos continentes americanos e africano:
1º Congresso (Paris 1919)
2º Congresso (Londres 1921)
3º Congresso (Londres e Lisboa 1923)
4º Congresso (Nova York 1927) com 208 delegados e nenhuma representação africana efectiva.
5º Congresso (Manchester 1945)

O Pan-africanismo influenciou os africanos no interior e no exterior do continente, pronunciando-se contra o colonialismo, a descriminação racial e a favor da autodeterminação dos povos das colónias, partindo da unidade.
             
                    «A Salvação da África encontra-se na sua unidade» (Diallo Telli)  

    

3 comentários:

  1. Parabéns pela explicação, clara e objetiva, adorei. Sou estudante de História da UFPel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço! Como seres humanos somos todos herdeiros da mesma sociocultura. A história de nossos povos confundem-se. Paz e Bem!

      Eliminar
  2. Adorei!!! Vou aprovar no teste para ingresso da UAN

    ResponderEliminar