domingo, 27 de janeiro de 2013

CONSEQUÊNCIAS DA 1ª GUERRA MUNDIAL

A Europa saiu profundamente debilitada e abalada da primeira guerra mundial. As consequências da guerra fizeram-se sentir a vários níveis:

*Consequências Políticas - Queda dos grandes impérios e o aparecimento de novos estados, definiu--se um novo mapa político na Europa.

*Consequências Demográficas - Cerca de 8 milhões e meio de pessoas morreram e perto de 20 milhões ficaram motilados(inválidos)

*Consequências económico-financeiro - Milhares de fábricas, campos e vias de comunicação ficaram destruídos, a prudução agricula e industrial baixou grademente, provocando a desvalorização da moeda e ao aumento da inflação.

*Consequências Sociais - Fome, desemprego alarmaram a Europa. As classes sociais empobreciam cada vez mais, provocando uma certa agitação social, as mulheres que antes não trabalhavam fora de casa entraram no mundo de trabalho e conquistaram também direito de voto.

A 1ª Guerra Mundial marcou assim o fim da  supermacia europeia no controlo e dominio do mundo, e o surgimento dos Estados Unidos da América como potência dominadora...

11 comentários: