quinta-feira, 8 de abril de 2021

COMO ESCAMOTEAR A HISTÓRIA DE UMA ORGANIZAÇÃO DA DIMENSÃO DO MPLA


Não consigo sinceramente compreender como é possível que ilustres figuras e quadros do MPLA não se questionam concretamente sobre o 10 de Dezembro de 1956, ou seja sobre a verdadeira história da formação do MPLA: Quem foram as personalidades e mentores do projecto MPLA? Em que local teve lugar a Proclamação do Manifestado que levou a criação do MPLA? Personalidades e grupos presentes...?
Dados históricos apontam que o MPLA (saído do partido comunista de Angola), não teve génese em Angola e que Dr Agostinho Neto não foi parte da criação do Movimento.
Foi efectivamente Mário Pinto Lemos de Andrade que fundou o MPLA e coadjuvado por Viriato da Cruz, Matias Migueis e José Miguel.
Agostinho Neto substitui Mário Pinto de Andrade, numa Conferência realizada em 1962 em Leopoldville (Kinshasa) RDC, cercada de uma autêntica confusão, com distúrbios e tiroteios a mistura, que dividiu o MPLA em pró-Neto e pró-Mário de Andrade. Perante a dimensão dos distúrbios, o primeiro ministro congolês da época Cyrril Doula, foi forçado a expulsar o MPLA de Leopoldville (Kinshasa), deslocalizando para Brazzaville (então Rep. Popular do Congo).
Também é verdade que Agostinho Neto ao aba-ganhar a hierarquia do MPLA, veio a dar um grande dinamismo ao Movimento.
A historiografia antropológica de Angola deve ser Imaculada. Exige-se fermente coragem política, para que as gerações vindouras não continuem a viver da Mentira.
Viva Angola!
Viva a verdadeira historiologia de Angola!


Sem comentários:

Enviar um comentário