terça-feira, 23 de outubro de 2012

RECUO À EUROPA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

A União Europeia, dificilmente encontrará respostas firmes e certas, para uma real Política de Integração. Uma Europa onde todos valem por ser e não por ter.

A União Europeia é uma manta de retalhos, onde cada retalho tem um peso e um valor... Vejamos comparativamente, o peso e a dimensão  da Alemanha  na Europa, não é o mesmo de um Portugal que sempre se apresentou de mão estendida a caridade. A Alemanha, assim como a França, são países dominadores, e são eles (Alemanha e França) que impõem as regras de jogo na Europa. Neste sentido não podemos falar de integração, ou seja de unidade na diversidade.

Os europeus não aprenderam com os erros da primeira metade do século XX. A Europa viveu na decada de 1930, um período de crise económica e de grande agitação social. Foi justamente esta situação que permitiu o aparecimento de regimes autoritários e ditatóriais na Europa.

As ditaduras, o totalitárismo e o conservadorismo, tomaram conta da Europa na decada de 30 do século XX.

Na Alemanha instalou-se o Nazismo, na Itália o Fascismo, em Portugal o Estado Novo e em espanha  o Franquismo...

Hoje e em consequência da grande crise económica e social que assola a Europa, nota-se o ressurgimento de movimentos populistas, da extrema direita e da esquerda, assim como Sindicatos ligados a A Internacional Socialista à aprofetizarem uma Acção Messiânica.

As lições do passado não devem ser ofuscadas, são marcos que podem ajudar os europeus a unirem esforços no sentido de poderem vencer e ultrapassar a crise sem grandes ecatómbes...

Sem comentários:

Enviar um comentário