quarta-feira, 10 de outubro de 2012

RAÍZES HISTÓRICAS DO SUBDESENVOLVIMENTO

 RAÍZES HISTÓRICAS DO SUBDESENVOLVIMENTO

A questão do subdesenvolvimento, está ligado ao processo histórico encetado pelos colonizadores de povos não europeus, assim como, resultado de uma descolonização imperfeita.

As sociedades descolonizadas herdam um conjunto de dificuldades diversas e problemas de vários tipos: a desintegração dos seus sistemas sociais, explosão demográfica, desarticulação da sua economia tradicional e o abandono em massa das zonas rurais.

A independência política dos países subdesenvolvidos, nem sempre correspondeu as expectativas, pelo contrário, estes novos países continuaram vítimas da exploração práticada pelas potências colonizadoras.

Ainda continuam visíveis as grandes desigualidades, Norte/Sul, resultantes dos desequilibrios nas trocas comerciais, que fazem com que os países em via de desenvolvimento se tornem contribuintes líquidos dos países desenvolvidos e industrializados.

Estes países tenhem constantemente aumentado a sua dívida externa, como consequência dos seus défices comerciais, que é resultado das desigualidades dos termos de troca no mercado mundial entre produtos transformados de maior valor (Norte) e os produtos de base - matérias primas - (Sul) de menor valor relativo.

Os desequilíbrios nas trocas Norte/Sul têm vindo a agravar-se pela diminuição da procura internacional de matérias primas, assim como as barreias que os países desenvolvidos colocam à importação de produtos transformados vindos dos países em via de desenvolvimento.

9 comentários:

  1. Os 300 anos consecutivos de escravatura também ajudaram a alicerçar o pilar do subdesenvolvimento e a pobreza de Angola e outros paises africanos.

    ResponderEliminar
  2. As verdadeiras origens do subdesenvolvimento assentam sobre a colonização, em que as potências colonizadoras subjugaram as suas colônias arrastando tudo quanto é riqueza para as grandes metrópoles, também não se pode descurar o facto de que o imperialismo teve um papel significativo neste processo de atraso para os países considerados subdesenvolvidos.

    ResponderEliminar
  3. Mais q desperdicio!
    Onde tem tanta riqueza ñ é desenvolvida!

    ResponderEliminar
  4. O modelo da governaçao do Mpla,caractérisado pelo roubo a grande Scala leva cada vez mais o país no abismo.

    ResponderEliminar