sábado, 2 de fevereiro de 2013

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A 2ª Guerra Mundial surgiu em consequência da política expancionista agressiva da Alemanha nazi, da Itália e do Japão. Pelos meios que envolveu, pela violência dos combates e pela duração que teve, este conflito transformou-se no mais mortífero de sempre.
A derrota da Alemanha e o lançamento da bomba atómica sobre Hiroxima (Japão) marcaram o desfecho do conflito, com a victória das democracias sobre as ditaduras.

COLAPSO DA SOCIEDADE DAS NAÇÕES               
A Sociedade das Nações não conseguiu evitar as ocupações alemãs, pelo que acabou por perder toda a credibilidade. A França e a Inglaterra, que seguiam uma política de apaziguamento, pareciam não ter consciência das intenções de Hitler, pelo que numa fase inicial também não reagiram.

  Em 1939, a Alemanha ocupou a Checoslováquia. Para evitar um conflito co a URSS assinou um Pacto de Não-Agressão Germano-Soviético com Estaline, comprometendo-se a partilhar com ele alguns territórios a ocupar. Ao mesmo tempo a Itália ocupava a Albânia.A França e a Inglaterra fizeram então um ultimato a Hitler, avisando que se houvesse outra invasão declarariam guerra.

A 1 de Setembro de 1939 as tropas de Hitler invadiram a Polónia, Como resposta, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.

FORMAÇÃO DE BLOCOS MILITARES E ALIANÇAS
De um lado tinhamos Os Aliados liderads pela França, Inglaterra,Urss, ...
Do outro lado As Potências Centrais lideradas pela Alemanha, Itália, Japão Austria...

AS ETAPAS DA GUERRA
A primeira fase: A 2ª Guerra Mundial foi caracterizada, inicialmente, por uma guerra-relâmpago,  com rápidas e sucessivas victórias militares da Alemanha. Esta conseguiu invadir vários países da Europa, desde a Checoslováquia até a França.

A segunda fase: No pacífico, os Japoneses empreenderam um violento ataque-surpresa à base americana de Pear Harbor, a que levou a os Esados Unidos da América a entrarem na guerra ao lado dos Aliados. Com a entrada dos Americanos no conflito a guerra mundializou-se. Nesta fase houve um equilíbrio.

A terceira fase: Ficou nesta fase decidido a victória dos Aliados - a capitulação da Itália, o desembarque na Normandia(Dia D), a ocupação da Alemanha e os lançamentos das bombas atómicas sobre Hiróxima e Nagasáqui, no Japão.

CONSEQUÊNCIAS DA 2ª GUERRA MUNDIAL
As perdas humanas e materiais foram devastadoras: mais de 50 milhões de mortos e cidades inteiras destruídas, bem com vias de comunicação. Nos campos de concentração os alemãs praticaram sistematicamente o genocídio.

Sem comentários:

Enviar um comentário