quarta-feira, 20 de março de 2013

A LINHA DA FRENTE: OBJECTIVOS DA SUA CRIAÇÃO

A Linha da Frente foi a primeira forma de Coordenação e Integração Regional formalmente reconhecida dos países da África Austral e visava a Mobilização e Cooperação de esforços para fortalecer os Movimentos de Libertação Nacional que lutavam contra a opressão colonial na regão.

A 15 de Fevereiro de 1965 os presidentes da Tanzânia (Julius Nyerere), e da zâmbia (Kenneth Kaunda), reuniram-se em Lusaka (capital da Zâmbia) para analisar a situação política na Rodésia do sul (contra o plano da minoria branca de proclamar unilateralmente a independência do território).

A reunião de lusaka marcou o nascimento e o inicio da actividade da linha da frente. Só em 1969 foi utilizada pela primeira vez a expressão PLF.

Em Abril de 1977, os presidentes Agostinho Neto, de Angola, Samôra Marchel, de Moçambique, Seretse Khana, do Botswana, Julius Nyerere, da Tanzânia e Kenneth Kaunda, da Zâmbia, reunidos em Lusaka, intensificaram  esforços e criaram um novo dinamismo para a Linha da Frente, no sentido de rapidamente conseguir-se resultados na luta que visava o derrube do colonialismo e do apartheid na sub região da África Autral. 

Os países da Linha da Frente, uniram esforços no sentido de travar as acções de desestabilização militar, desencadeadas pelo regime do Apartheid da África do Sul contra os países independentes da região.

A Linha da Frente, tinha por objectivo a libertação total dos povos e territórios oprimidos e sob dominação política, económica e social na África Austral.

A independência do Zimbabwe foi sem dúvidas uma victória do movimento da Linha da Frente:

Solidificada a organização, os estados independentes da região sentiram a necessidade de se engajarem no seu desenvolvimento socio-económico, com vista à irradicação da pobreza dos países e povos da região. Foi assim que, resolveram criar à 1 de Abril de 1980 em Lusaka a Conferência para a Cooperação de Desenvolvimento da África Austral (SADCC), cujo objectivo era tornar a região forte economicamente e livre da dependência economica que alguns países tinham da África do Sul.

Na Cimeira de 17 de Agosto de 1992 em Windhoek, os chefes de estado e de governo da região, livre do colonialismo, não obstante a guerra civil, que ainda se fazia sentir em alguns países da região (Angola e Moçambique), a Conferência para a Coordenação e Desenvolvimento da África Austral (SADCC) , deu lugar a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com o objectivo de promover a paz, reduzir a pobreza, melhorar o nivel de vida na região, fomento da cooperação nas estratégias económicas etc...

23 comentários:

  1. Respostas
    1. Aqui o objectivo foi tão somente retratar o historial da gênese da SADC, que teve como embrião o Movimento da Linha da Frente. Quiz efetivamente e de maneira clara pontualizar as motivações e objetivos que levaram grandes figuras da África Austral à unirem esforços com vista a autodeterminação da região, assim como posteriormente a luta para o alcance da Estabilidade e concomitantemente o Desenvolvimento econômico e social da região da África Austral.

      Eliminar
  2. Não tem nada que fale das principais realizações da SADCC

    ResponderEliminar
  3. boa tarde professor
    gostaria de saber se os movimentos da linha da frente era uma organização formal ou informal? e porque?

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei do conteúdo está ajudar me a resolver o questionario pra prova

    ResponderEliminar
  5. Essa história
    Não me entra nada bem...

    ResponderEliminar
  6. Acho que de forma bem resumida falou de tudo inclusive da criação da SADC. Claramente ainda há muito por se dizer mas só mesmo com essa informação é o suficiente pra ter uma noção geral.

    ResponderEliminar
  7. De Uma Forma Mais Explicita Alguém Aque Pode Me Dizer Concretamente Porfavor. Qual O Papel Dos Países Da Linha Da Frente (LF) Para Libertação Nacional "Angola"

    ResponderEliminar
  8. Gostaria de saber os objectivos dos países da linha da frente

    ResponderEliminar
  9. Artigo muito util, ajudou-me a exclarecer certas duvidas acerca dos objectivos da criacao da linha da frente.

    ResponderEliminar
  10. E então quer dizer que a fundação do movimento da linha de frente foram feitos por esse países

    ResponderEliminar
  11. Gostei do conteúdo, mas queria mais saber sobre o regime sul africano e os seus aliados que desenvolveram acções de desestabilização contra os países da região.

    ResponderEliminar
  12. E ideal que a linha da frente foi criado com os interres dos países africanos

    ResponderEliminar