sexta-feira, 1 de abril de 2011

CONTEXTO SOCIO-POLÍTICO E HISTÓRICO DA REGIÃO DA ÁFRICA AUSTRAL NO PERÍODO DE 1970 - 1994

A entrada da década de 70, a região Austral do continente africano estava dividida em dois grupos de países: o grupo de países independentes (Botswana, Tanzânia e Zâmbia) e o grupo de países que lutavam pela libertação dos regimes que ocupavam ilegalmente os seus territórios: Moçambique, Angola, Zimbabwé, Namíbia e África do sul.
As relações entre os mundos capitalistas e socialistas tiveram como resultado, no continente africano, a união de condições favoráveis para o desenvolvimento da luta contra as forças do imperialismo, do colonialismo e do racismo nomeadamente, na África do Sul, Angola, Moçambique, Namíbia e Zimbabwé. 


14 comentários:

  1. CONTEXTO SOCIO-POLITICO E HISTORICO DA REGIÃO DA ÁFRICA AUSTRAL Face a recusa de Portugal em promover a descolonização, iniciou-se na decada de 1960, a Luta Armada nas colonias portuguesas. Era o inicio das guerras coloniais.

    Portugal possuia duas colonias na subregião da África Austral - Angola e Maçambique,que começaram atraves de seus Movimentos de Libertação, a FNLA, o MPLA e a UNITA (em Angola) apartir de 1961 e a FRELIMO(em Moçambique) apartir de 1964 a Luta Armada.

    As guerras coloniais levaram ao isolamento do regime português, quer a nivel interno, quer a nivel internacional, conduzindo o regime a uma situação incomportavel e intolerável. O arrastamento das guerras e o elevado número de vitimas iriam contribuir para a queda do regime em 1974; e em 1975 Angola e Moçambique tornavam-se Estados independentes.

    ResponderEliminar
  2. NO CONTEXTO SÓCIO-POLÍTOCO: no Início da Década 70 a África Austral estava sub dividada em dois grupos de países:

    Os países da Linha da Frente Constituído por: Zâmbia (Kennet Kaunda), Tanzânia (Julius Nyerere) e Botshuana. E pelos países que lutavam pelos regimentos que ocupavam ilegalmente os seus territórios (Apartheid e Fascismo) no caso de: Angola, Moçambique, Namíbia, Zimbabue e África do Sul.

    Os países da Linha da Frente ajudaram em massa os países que estavam sob domínio colonial. Com a queda do regime Salazarista em Portugal (Revolução dos Cravos aos 25 de Abril de 1974), em Angola e Moçambique criou-se um Estado de Transição. O alcanse da independência destes dois países veiu dar um sangue novo aos Países da Linha da Frente.

    Angola ajudou a Namíbia no alcanse da sua Independência por intermédio da famosa Batalha do Cuito Cuanavale, pondo assim o ultimato ao regime de Pieter W. Botha e a consequênte liberdade de um dos grandes líderes de África (Nelson Mandela).

    Moçambique por intermédio da FRELIMO ajudou o Zimbabue a combater pelo regime de Apartheid que vigorava naquela região, coadjuvando-lhes com armamentos e alimentação.

    ResponderEliminar
  3. Os comentários devem ser feitos com coerência.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito sobre esta matéria! O saber não ocupa lugar.

    ResponderEliminar