sexta-feira, 15 de abril de 2011

O CONFLITO INTERNO ANGOLANO: AS SUAS IMPLICAÇÕES INTERNACIONAIS

Podemos caracterizar o conflito interno angolano no contexto da Guerra Fria. O grande antagonismo que existiu entre as duas Superpotência de então (os EUA e a URSS), levou à implantação de zonas de influência em várias partes do mundo: em África por exemplo apoiavam Estados e também à movimentos separatistas. Foi neste âmbito que o MPLA que liderava e governava o novo Estado de Angola tinha o apoio da URSS e por conseguinte do outro lado o movimento separatista UNITA contava com o apoio dos EUA.

                  A INGERÊNCIA ZAIRENSE (CONGOLESA) E SUL AFRICANA, E A PRESENÇA CUBANA                                 EM ANGOLA                            

A república do Zaíre (RDC) e a África do Sul , como aliados dos EUA, davam apoio as forças separatistas de Angola, chegando mesmo a invadir militarmente o território angolano: a norte o Zaíre invadia áreas do território angolano e a sua a África do Sul lançava-se numa política de ocupação militar do território angolano.

Em resposta a ingerência Zairense e Sul Africana (!!!), Angola como país soberano, pede ajuda de Cuba afim de fazer face a invasão externa.

O território angolano era assim palco de conflitos armados entre as forças armadas angolanas e cubanas apoiadas pela URSS de um lado, e do outro lado as  forças da UNITA e  sul africanas apoiadas pelos EUA.

A Guerra Civil que teve lugar em Angola, no período de 1975 - 1991, caracterizou-se no contexto da Guerra Fria.

A disputa por zonas de influência, levou com que Americanos apoiassem militarmente e economicamente o movimento rebelde UNITA, e a URSS apoiassem o Estado e o Governo da República Popular  de Angola.

É discutível a abordagem sobre a ingerência Zairense (RDC) e Sul Africana, assim como a presença militar Cubana em Angola. Os Zairenses (congoleses) e os Sul Africanos, envolveram-se activamente no conflito interno angolano com suas forças regulares, apoiando as forças rebeldes da UNITA, e tinham também como objectivo impedir que a região fosse tutelada pela URSS, ou seja, travar a ameaça Soviética na região. Pois a União Soviética no seu projecto, pretendia estender influência por toda região da África Austral, tendo Angola como ponto de partida.

Os Cubanos que apoiavam as forças do Governo da República Popular de Angola, estavam ao serviço da União Soviética - os Cubanos eram no período da Guerra Fria "ponta de lança" da URSS e em troca Cuba recebia da União Soviética, enormes remessas financeiras para o financiamento da sua economia.

As mudanças encetadas por Mikhaiel Gorbachev a partir de 1985, levaram à grandes transformações na vida política da URSS (abertura democrática, economia de mercado...), assim como o seu desmembramento e concomitantemente o fim do comunismo, pondo também fim a influência e a ajuda que a URSS prestava em várias partes do mundo, como foi o caso de Cuba.

As transformações políticas que tiveram lugar no final da década de 80 do século XX, rapidamente se disseminou por toda Europa de Leste e pelo mundo fora.

O derrube do muro de Berlim em Junho de 1989, marcava o fim do Império Soviético, assim como o fim da Guerra Fria.


*(Dados indicam que os Cubanos chegaram à Angola antes da proclamação da independência, ou seja, antes de Angola se tornar um Estado soberano).

17 comentários:

  1. é bom saber que temos aqui um espaço para podermos fazer as nossas apreciações como professores de História e não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos aqui para prestarmos a nossa pequena colaboração.
      É gratificante saber que o nosso singelo contributo tem ajudado os irmãos na busca do conhecimento!

      Eliminar
    2. Bom dia Prezado Sr. Pedro Júnior... fiquei muito feliz, ao ver que temos um espaço para poder consultar sobre a historia do país e não só. Necessito de conteudo acerca do impacto do conflito Angolano na Região da Africa Austral. almeidatavira@gmail.com.

      Eliminar
  2. respeito a pessoa que teve esse ideia em criar este blog, mas é importante aprofundarmos esses assunto uma vez que o estudo sobre a Ingerência Zairense não fica apenas sobre a infiltração deles na Luta de Angola do lado da FNLA. eu acho que existiram outras intromissões dos mesmos em Angola, que eu não consigo ainda dar a minha opinião apesar de já estar a fazer os meu estudos, que estejam dentro da ingerência Zairense em Angola

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito se pode falar sobre a RDC. A República Democrática do Congo, foi sem dúvidas o país que mais contribuiu na nossa Luta de Libertação Nacional. O derrube do colonialismo português, também deve-se ao grande apoio que os angolanos receberam dos irmãos congoleses. Mais de 3 milhões de angolanos encontraram refúgio e protecção na RDC. Não podemos apenas falar da participação da RDC na guerra civil angolana, ao lado de uma das parte do conflito, mas sim inaltecer a contribuição valiosa que este país irmão num dos perídos mais sublimes da nossa história...

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Gostaria de ler seu comentário, pós foi removido! Estamos aqui predispostos a interagir, mas sempre no espírito de equidistância.
      Bem haja!

      Eliminar
  3. Estamos prontos a fazer no contraditório abordagem sobre este tema tão sensível, mas pertinente para o conhecimento da história de nossos povos... distanciando-se de reflexões clubistas!...

    ResponderEliminar
  4. Em resposta a ingerência Zairense e Sul Africana (!!!), Angola como país soberano, pede ajuda de Cuba afim de fazer face a invasão externa?....a URSS apoiassem o Estado e o Governo da República Popular de Angola????????? estes factos são deturpadores da História, pois nesta altura e tendo em conta o contexto aqui não existia como tal um governo soberano, o que existia era um estado ou nação soberana assim, nesta fase é justo dizer que as partes no conflito foram soberanas em recorrer a ajudas externas, embora acho necessario também estudar ao fundo quem foi a parte que primeiramente recorreu a ajuda externa militar, repito militar porque a ajuda económica era um imperativo primário para a sobrevivência delas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os então movimentos de libertação de Angola, desde os primórdios da luta armada, sempre beneficiaram da ajuda quer da Urss de um lado, e do outro dos EUA. Estas duas superpotências de então, procuravam obter zonas de influências em várias partes do mundo (África, Ásia e na América latina), utilizando movimentos de libertação, partidos políticos e governos, e através destes exercer seu domínio em certas regiões...

      Eliminar
  5. Em resposta a ingerência Zairense e Sul Africana (!!!), Angola como país soberano, pede ajuda de Cuba afim de fazer face a invasão externa?....a URSS apoiassem o Estado e o Governo da República Popular de Angola????????? estes factos são deturpadores da História, pois nesta altura e tendo em conta o contexto aqui não existia como tal um governo soberano, o que existia era um estado ou nação soberana assim, nesta fase é justo dizer que as partes no conflito foram soberanas em recorrer a ajudas externas, embora acho necessario também estudar ao fundo quem foi a parte que primeiramente recorreu a ajuda externa militar, repito militar porque a ajuda económica era um imperativo primário para a sobrevivência delas.

    ResponderEliminar
  6. A pessoas por tanto lixo no cérebro não conseguem distinguir uma árvore e uma floresta. Não houve ingerencia só zairense e sul-africana no conflito angolano, os então movimentos de libertação socorreram-se de apoios externos, MPLA aos cubanos e russos e a FNLA ao Zaire e a África do Sul e posteriormente os sul-africanos começaram a apoiar a UNITA. Se entende de Direito, há de saber que só há um Estado quando houver Território, população e Governo. Quando os cubanos derrotaram a FNLA em Quifangondo, Angola não era um Estado soberano, o MPLA não era Governo, mas movimento de libertação. A 11de Novembro de 1975, o saudoso Presidente Neto, que Deus o tenha, apesar de ter sido ateu,proclamou perante a África e o Mundo a independência de Angola. Tornando-se República Popular de Angola, tendo sido empossado um dia depois. Ai começou a soberania, ok.
    Nada de fanatismo. Ninguem disse que o MPLA, FNLA ou UNITA é que detinha a razão, mas ninguém os pode excluir da responsabilidade pela internacionalização do conflito, o que trouxe ingerência estrangeira em Angola, cujos resultados ainda estamos a pagar.
    Grato.

    ResponderEliminar
  7. boa tarde caro professor gostaria de saber mais sobre a intervenção da África do Sul e do Zaire antes e depois do 25 de Abril de 1974. Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Como se explica a questão de segurança para a manutenção do controlo do território namibiano
    no contexto de ingerência em angola

    ResponderEliminar
  9. Qual é a real história, que hoje resultou o fim dos conflitos armados em angola. Eu não consigo ter uma ideia única até aqui.

    ResponderEliminar
  10. Nunca Concordei com expressão ingerência zairense/sul-africana e presença cubana. Esse pressuposto está alinha a História deturpada, orientada e fanática. Caros fazedores da opinião História/científica evitem sujar a memória dos leitores, eles precisam saber a verdadeira História de Angola. Os três movimentos beneficiaram da ajuda externa. A expressão digna seria a intervenção estrangeira (cubana, zairense e sul-africana). Já que os objectivos foram comum, defender os seus aliados.

    ResponderEliminar
  11. Poís é... gostei também do conteúdo porque é resumido.

    ResponderEliminar